segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Playlist do Mês - Janeiro


Já sabem o que há a fazer: escolher 5 sons - e apenas 5 - para que 1) se faça a banda sonora de janeiro e 2) se eleja o som do mês. Escolham em consciência, por impulso, por ordem alfabética, porque hoje é segunda, porque o Cavaco ganhou, porque o manucho é roto e curte securitas, não interessa. O que interessa é que votem. Eis o rol de malta que passou aqui pela nossa barraca no último mês:

Youthless | Mirrors | Aurea | 65 Days Of Static | The Tallest Man On Earth * | Eels | Destroyer | The Temper Trap | Gil Scott Heron * | The Rural Alberta Advantage | Sufjan Stevens | Martin Solveig & Dragonette | Justin Vernon | Aloe Blacc | The Pains Of Being Pure At Heart | French Films | Surfer Blood | Cass McCombs | Black Rebel Motorcycle Club | Titus Andronicus | Márcia * | Foals * | Tapes'n Tapes | Wild Beasts | Arcade Fire | Everything Everything | Stornoway | Air | Robin Thicke | Chapel Club * | The Vaccines * | Caro Emerald | The Thermals | Midnight Juggernauts | Francis International Airport * | Trêsporcento | Dark Dark Dark | New Order *

A lista será actualizada com qualquer som que seja publicado durante o dia de hoje. Têm até à próxima segunda-feira, dia 7, para votar. Não esquecer de especificar o som a que se referem no caso de se tratar de uma banda com mais de uma malha postada este mês (*). Um "obrigado", dois "bem-haja" e meia dúzia de "voltem sempre" a todos.
_

domingo, 30 de janeiro de 2011

Newspost nº47

25/01 - R.E.M. não vão tocar novo álbum ao vivo. Aqui.
26/01 - Novo album dos The Go! Team lançado dia 31 deste mês. Aqui.
26/01 - Após longa ausência Neutral Milk Hotel vão regressando às luzes da ribalta lentamente. Aqui.
26/01 - Novo álbum dos The Decemberists é nº1 no top de vendas dos EUA. Aqui.
27/01 - Legendary Tiger Man confirmados no SBSR 2011. Aqui.
27/01 - Guano Apes regressam com novo album. Aqui.
27/01 - Patrick Wolf com novo album. Aqui.
27/01 - Para quem gosta de Adele oiça aqui versão dos Cure cantada por ela. Aqui.
27/01 - Vejam 3 sons ao vivo de Interpol: Stella, Barricade e Success. Aqui.
27/01 - Sleight Bells - Rill Rill tem novo video. Aqui.
27/01 - No Age lançam novo video de "Fever Dreaming" no ultimo álbum. Aqui.
28/01 - Novo álbum de Panda Bear sai em Abril. Aqui.
28/01 - Festival Lollapalooza chega pela 1a vez á América do Sul. Chile é o pais anfitrião. Vejam aqui o cartaz. Aqui.
30/01 - Site de festivais de verão confirma Arcade Fire no SBSR 2011. Aqui.

sábado, 29 de janeiro de 2011

New Order (live from Finsbury Park)

Que têm vocês a dizer-me sobre estes clássicos, ao vivo?






Incrível, digo eu.


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dark Dark Dark - Daydreaming

                 
derivado ao facto, o meu nível de participação neste blogue não tem sido o desejado nos últimos tempos, situação pela qual apresento as minhas desculpas concomitantemente com votos de que esta minha fragilidade democrática se resolva a breve trecho.
  
ainda hoje, estava eu ali no atrium saldanha, acabadinho de perguntar umas merdas sobre a nova box da zon , de ouvir maravilhas em resposta do gajo que lá estava para isso mesmo, e a preparar-me para voltar para as complexidades de um memo acerca do enquadramento fiscal das amortizações dos gastos directamente associados às autorizações de introdução no mercado de medicamentos, quando passa a correr por mim uma miúda daquelas que deixa no ar a distinta impressão de ser feiota, coitada, e - acto contínuo - deixa cair qualquer coisa: eu bem vi, uma coisinha de tom amarelado, ali no chão de mármore.
depois de um raciocínio imperceptível (acho eu), cheguei à conclusão que o coiro também é mercedor de gestos de respeito e cordialidade e dei por mim a apanhar distraídamente a coisinha do chão e chamá-lo. a voz saiu quebrada e ele não ouviu, afastando-se os metros suficientes para que eu desistisse de gritar.
olho então para a coisinha entre os meus dedos, que era afinal um bocado de sola do seu sapato com um resto de pastilha elástica envelhecida lá colada. senti a necessidade absurda de me justificar perante o securitas que examinou toda esta cena com um sorriso nos lábios e por isso virei-me para ele e disse: "cum catano".
já no elevador, e a remoer ter-me justificado ao securitas, que, para além do mais, estava com aquela pose toda securitas, braços cruzados atrás das costas, lembrei-me deste grande post do Morales.
e, pronto, era só para dizer que não vos esqueci.

o facto de que se deriva tem tido, por outro lado, a vantagem de me dar a conhecer a vodafone fm, uma belíssima supesa. a ideia é muito boa e, tirando um centímetros num punho e mais uns numa baínha, acho que é uma rádio feita à minha medida. já me proporcionou este momento soberbo por parte da senhora dona nona marie invie:
    

                           

Trêsporcento - Novo album

Este é um dos novos singles. O outro possível é este. O album está previsto sair em Março.
_

Francis International Airport

Hoje nao tenho nada para dizer a não ser que o "In The Woods" destes meninos é deveras bonito de se ouvir.

Monsters (vídeo absolutamente lindo!)



Amnesiacs



Espero que apreciem!


Actualização de 15/02/2011:

Eleito o melhor som do mês de Janeiro de 2011 pelos leitores do MFTF.
PISSOS DO CACETE!!!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

I've lived nine lives, I've lived them well

Sei que a banda não é novidade para ninguém, mas foi do álbum deles - que ainda não me encheu as medidas - o som que mais me cativou.

_

The Thermals - Never Listen To Me

The Thermals aventuram-se por terrenos mais pantanosos com este "Never Listen To Me". Saem do terreno firme que é o punk-rock, com o qual nos conquistaram e que Man Ucho classificou de "simples, directo e cheio de garra". Se o "simples" e o "directo" se mantêm, diria que, neste, a "garra" fica no meio termo (ou em termo nenhum). Ainda assim, acho que neste caso nem ficou mal de todo.

_

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Caro Emerald

Rtolas: pára já e segue para o post de baixo. Isto não é para ti.

Caroline Esmeralda Van der Leeuw, ou Caro Emerald (nome artístico) é holandesa e é cantora de jazz. (Rtolas se insististe e vieste até aqui, desculpa lá mas é altura de parares).

Ora bem fessoínhas, a 6 de Julho de 2009 esta senhora lançou o seu primeiro single - Back it up - e no mês seguinte o seu primeiro álbum - Deleted Scenes from the Cutting Room Floor - que só detém o recorde de semanas (30) no top1 holandês, batendo o thriller de Michael Jackson que teve 29 semanas no topo.
Ora fazendo as contas, com direito a noves fora e tudo, acaba por ser um recorde rés-vés chan doris, mas também, o que é que isso interessa?

Depois do link para Back it up, deixo-vos A Night Like This que, além de ter fanfaria da grossa no vídeo, é um barulho bem fixolas para nossos ouvidos (à excepção dos do Rtolas, que não curtem Jazz).


_

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Newspost nº46

20/1 - White Lies querem ser os Kings of Leon. Aqui.
20/1 - Iggy Pop no Optimus Alive! Aqui.
20/01 - "You and me baby ain't nothing but mammals" regressam com balanço da carreira e novo single. Aqui.
20/1 - Parece que a esperança média de vida de um cantor que não faz encores no México é bem curtinha. Aqui.
24/1 - U'Berlin é o novo barulho dos REM. Ouçam-no Aqui.
24/1 - Para quem ainda não sabe a sua existência, aqui está a música de Lyonce Viiktórya.
24/1 - Além do tão esperado calor, este verão tráz-nos também novo álbum de Kanye West. Aqui.
24/1 - Iron&Wine fazem um ta-ta-ta-take away show para a blogothéque. Aqui.
24/1 - Ouçam aqui o novo álbum dos Hercules&Love Affair.
25/1 - Top 10 de melhores DJ's do Mundo, segundo a revista Mixmag. Aqui.25/1 - Arcade Fire e Foals lideram nomeações para os prémios do NME. Aqui.
25/1 - Novo álbum dos Strokes, que sai em Março, já tem alinhamento. Aqui.
25/1 - Arctic Monkeys no SBSR11. Aqui.
25/1 - Explosions in the Sky estão de volta com Take Care. Aqui.
(lamento o atraso maltosa)

The Vaccines

Segundo e terceiro avanços para Os Vacinas, que me parecem estar a evoluir bastante.

Wreckin' Bar (Ra Ra Ra)



Blow it up:


_

domingo, 23 de janeiro de 2011

Um disparate & Chapel Club.

É que não há ninguém que não se reveja nisto. No quê? Que um dia chegou a casa, tarde, cheio de copos e que se sentou ao computador na senda de que alguma coisa de jeito aparecesse, alguma coisa interessante. Em última instância deixa lá ver o MFTF pode ser que alguém tenha posto um som novo. Depois do nome de utilizador e da palavra-passe nada, já tinha ouvido este, ainda por cima ninguém comentou. A vontade é de pôr um som novo, mas o medo de dizer disparates ganha terreno. Publicar um som sem texto acaba por despir o post, e sujeitar a malta a ver um post desnudo acaba por nos fazer hesitar.

Pá, e o que é que eu escrevo? Não vou só pôr o som sem dizer nada. Bem, fica para amanhã. Eu caguei, é que vai mesmo assim, em tom de verdade. Pode ser que esta espontaneidade possa assomar algum tempero ao post, não sei o quê. Mas pode ser que sim. E por falar em verdade, curti El-Gee, bom som, embora tenha tido, definitivamente, que evitar a fotografia do vídeo. Iai, eu sou capaz de ter tido contacto com All I Need num filme de skate - era mais puto que tu - há cerca de dez anos atrás. Na mouche. Fizeste-me lá voltar e até foi interessante. Segue-se We Are The Battery Human - que vale muito a pena - e as cartadas sempre pelo seguro de Binhas. Fáceis, já conhecidos mas sempre certeiramente surpreendentes. Isso tem mérito. Quem deu Fraquinho ao Photoshop Handsome que se acuse, foi injusto que aquilo é muita bom.

Chega. Quero só dizer que adoro Chapel Club. Five Trees a arrancar para All The Eastern Girls.



Robin Thicke - I'm lost without You

Para ser ouvido em boas colunas, boa companhia, e sem olhar para a fotografia no video.


_

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Há 10 anos atrás!

Há 10 anos atrás estava no Maria Amália. Há 10 anos atrás ainda jogava rugby. Há 10 anos atrás andava com a minha 1ª namorada á séria. Há 10 anos atrás os meus pais ainda estavam juntos. Há 10 atrás ainda gravava Cd's em .wav. Há 10 atrás (talvez um bocado mais) pus os Portside de lado e comecei a usar ténis. Há 10 atrás passava o Verão em Vale do Lobo e as noites na Trigonometria ou no Klube. Há 10 anos atrás conheci a maioria da malta deste blog. Há 10 anos atrás a maioria da malta deste blog não conhecia o Morales. Há 10 anos atrás a minha família era maior. Há 10 anos atrás não tinha horas para nada. Há 10 anos atrás devo ter fumado o meu primeiro charro. Há 10 anos atrás não guiava. Há 10 anos atrás começou a minha vida adulta. Há 10 anos não tinha amigos casados. Há 10 anos atrás não conhecia alguns dos que agora são os meus melhores amigos. Há 10 anos não conhecia grande parte da Europa, não conhecia a Tailândia, o Cambodja, os EUA, Vietname, Brasil, Argentina, Uruguay e Marrocos. Há 10 anos atrás a minha actual namorada estava a entrar no liceu. Há 10 anos atrás devia ter entrado uma vez ou duas no Lux. Há 10 anos atrás mal sabia o que era fazer snowboard. Há 10 anos atrás podia entrar com uma bebida num avião. Há 10 anos atrás só podia mandar uma SMS de 160 caracteres. Há 10 anos atrás ainda ouvia o "disco riscado" cada vez que me ligava á net. Há 10 anos atrás andava no mIRC. Há 10 anos atrás não ouvia quase nada desta discoteca. Há 10 anos atrás conheci o Fred Durst, vocalista duma das minhas bandas preferidas na altura. Há 10 anos atrás o Juba era solteiro. Há 10 anos atrás o El-Gee aparecia no Herman, o Shimano vivia em Lisboa, o Maumel vinha comigo aos bares abertos do Garage, o Nordeste era um bocadinho mais baixo, o Zapiola era 3ª linha do CDUL e o Simolim era considerado um bom partido. Há 10 anos atrás ninguém ia ao bairro alto. Há 10 anos atrás pagávamos em escudos. Há 10 anos atrás ninguém sabia quem era o Mourinho, o Cristiano Ronaldo ou o Messi. Há 10 anos atrás a palavra tsunami era relativamente desconhecida, o Saddham era vivo e ninguém conhecia o Bin Laden. Há 10 anos atrás não conhecíamos festivais de verão. Há 10 anos atrás jogávamos póker com o Ás de mosca. Há 10 anos atrás ainda não havia iPods e o Napster e o Audiogalaxy ocupavam o lugar dos actuais torrents e rapidshare. E ficava aqui horas e horas nisto...

Há PRECISAMENTE 10 anos atrás estava indeciso entre ir para os EUA fazer o 12º ou terminar o liceu em Portugal. Há 10 anos atrás não sabia se estava preparado para deixar toda a minha vida para trás e embarcar numa nova aventura. Há 10 anos atrás esta música e este vídeo fizeram-me as malas para o Texas, não me perguntem porquê. Há 10 anos atrás cheguei a casa de manhã e liguei a MTV e isto estava a passar. Há 10 anos atrás esta música e este vídeo foram uma verdadeira epifania.

Air - All I Need



Há 10 anos atrás, com 17 anos, não tinha a mínima noção das coisas nem sabia o que ia fazer da vida. Em 10 anos não mudou muito esse aspecto. Desde há 10 anos para trás que quase tudo na minha vida mudou menos esse pequeno pormenor...

Há 10 anos atrás achava que estes últimos 10 anos iam durar 10 anos mais! Onde é que vocês andavam há 10 anos atrás?
Filho da puta do tempo não pára...

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Stornoway - We Are The Battery Human

Beachcombers Windowsill é o nome do álbum de onde veio "Zorbing" e de onde vem esta "We Are The Battery Human". Se a primeira não chegou para sacarem o álbum, pode ser que esta chegue. Pessoalmente, gosto do som, mas gosto mais da letra (como se uma não fizesse parte do outro). Uma espécie de hino à "geração www" - a geração que prefere surfar a web a surfar a onda.


Where are we goin' this fine morning?
What are we doin' this fine day?
We're doin' the same as every morning!

We're stayin' inside on this fine morning.
Stayin' inside on this fine day.
We'll stare at a screen, like every morning.
_

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Everything Everything - Photoshop Handsome

Físsoas, aqui fica mais uma banda britanica..

_

Arcade Fire - Modern Man

Meus caros,
Minhas caras,

Este som é gigante! Espectaculo este som!
Also em repeat! E varias vezes por dia!


Tolinhas, em casa do Jajas a seguir ao ultimo almoço, era este som que te estava a perguntar.

Enjoy!
_

Wild Beasts - We Still Got The Taste Dancin' On Our Tongues

Meus caros,
Minhas caras,

Aqui vai o que tenho ouvido em repeat em terras chinesas.
Não percebo como é que não estava aqui.


Enjoy!
_

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Newspost n.º 45


13/1 - Wavves de Barcelos aparecem de rompante com álbum destinado a agitar as águas do punk nacional - The Glockenwise. Aqui.
13/1 - Guerra televisionada entre Ezra (Vampire Weekend) e os elementos dos The Black Keys pelo Grammy para melhor álbum alternativo. Aqui.
13/1 - Nova banda em cena - Tribes (atenção!) - desvaloriza importância do My Space para o sucesso. Aqui.
14/1 - O tema Money For Nothing lançado há 26 anos atrás por Dire Straits foi banido no Canadá. Aqui.
14/1 - O lo-fi do seu álbum debutante vai continuar a ser explorado por Surfer Blood. Aqui.
14/1 - The Maccabees já têm 6 páginas prontas, escritas e tocadas, para o sucessor de Wall Of Arms. Ui, aqui.
14/1 - Estudo faz tremer a indústria musical e deixa nó no estômago dos top users da Pirate Bay que somos. Aqui.
15/1 - Wild Beasts inspiram-se em filme de terror Frankenstein para o seu próximo disco. Aqui.
16/1 - Bombay Bicycle Club deixam as acustiquices e voltam ao rock elétrico no terceiro álbum. Aqui.
16/1 - PJ Harvey tem novo vídeo para The Words That Maketh Murder. Aqui.
17/1 - Blur ponderam regresso este ano (quem é que não pondera?). Aqui.
17/1 - Apresentação oficial de Ritual de White Lies e outros lançamentos da semana. Aqui.

Tapes'n Tapes - Badaboom

Segundo avanço (para mim, um segundo avanço maravilhoso) para uma banda candidata a som do mês passado.


_

sábado, 15 de janeiro de 2011

Foals....


Serve o presente post para tentar (tentativa falhada, diga-se) desculpar-me de Total Live Forever não ter marcado presença no meu top 5 de 2010. Uma tremenda injustiça ao qual por muito que pense, não consigo descortinar qualquer razão plausível para ter cometido essa atrocidade!! Bom, deixo aqui então duas belíssimas melodias desse incrivel album, do qual uns devem ser acérrimos defensores, e que vão aproveitar (e com toda a razão) para mais uma vez, mostrarem indignação pelo facto de não ter marcado presença no top 5.

Aproveito também para partilhar com o resto das fessoas que FOALS ao vivo é INCRIVEL, que vale todo o euro que largarem pelo bilhete e que o antigo album deles de seu nome Antidotes está para o Mecas assim como Pete and The Pirates está para o manucho.

THIS ORIENT (live in session)


MIAMI (live from.... Glastonbury)


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Márcia

Adoro-a.

Faz-me lembrar a versão portuguesa de alguma coisa. Não sei bem o quê!

Dei por mim a pensar o porquê de MÁRCIA, de simplesmente MÁRCIA, sem mais...

Será falta de imaginação!

Prefiro achar que é um statment: "Sim, chamo-me Márcia, deixem-se de coisas e oiçam..."

Assenta-lhe bem se assim for!

Vale a pena ouvir o resto de "Dá"...




_

Titus Andronicus - A More Perfect Union

Nordeste já nos tinha mostrado esta maravilha, mas numa versão maior que, incompreensivelmente, passou despercebida. Da minha parte, mea culpa. A maravilha pertence a The Monitor, segundo álbum de Titus Andronicus, 10º lugar dos melhores de 2010 para a Pitchfork.

A maravilha chama-se A More Perfect Union e é a prova de que there's no such thing as too many guitars. Tantas quantas forem precisas.

_

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

bosh jr!

Gosto cada vez mais de viver vários dias por dia, e a música atinge-nos exactamente dessa maneira. Por isso mesmo: a la manucho, na esperança que não me sejam extorquidos direitos de autor, entro no ano com este bosh jr!, filho de bosh! I, com canções que tinha fisgadas de há uns tempos para cá que julgo merecedoras de serem elevadas ao nobre estatuto (?) de post. A acentuada heterogeneidade do pack de músicas que vos quero dar obriga-me a hierarquizá-las da mais barba rija à mais ingénua. Serve?

Black Rebel Motorcycle Club têm que estar de corpo e alma em qualquer frase que meta o termo barba rija. Não só por Peter Hayes mas sim por terem a baterista mais badass da indústria musical, capaz de dar um enxerto de pancada a qualquer pessoa daqui. Conscience Killer vem em bruto, cru, com textura de rock primordial. E à chuva.


Cass McCombs, músico norte-americano, bebe da fonte da country alternativa e neste I Cannot Lie escurece um bocado as luzes e arrisca-se a ser corrido a Fraquinhos mas eu não me importo. El-Gee, conto sempre com a tua palmada solidária nas costas.


Surfer Blood são já habitues do palco secundário MFTF. Acredito que numa noite ou outra de loucura lhes dê para serem mais barba rija mas Leah Shapiro - a tal baterista - apanhava-os num dia não e dava conta dos cinco sozinha. Já há aqui alguma ingenuidade a aparecer. Embrulhados no álbum de estreia dos surfistas da flórida aparecem três minutos de intro na catártica Slow Jabroni.


São finlandeses e fazem música, daí French Films. Podem facilmente ser acusados de se aproximarem a The Drums e eu não me importo, nem eles porque com as guitarras iniciais e o refrão deste Golden Sea ai deles que se importassem.



The Pains of Being Pure at Heart para fechar o festival. Ainda que com um pé nos oitentas, a coqueluche da pop melancólica da música corrente lançou o seu EP, estampado com nome próprio, em 2007, mas é agora que começa a subir ao palco e ser aclamada pela crítica. O carácter simples e easy listening continua a ter-me como adepto. Dos românticos adolescentes de Brooklyn deixo-vos o carnal Everything With You.

C'est fini.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Aloe Blacc - I need a Dollar

Brendon, tens razao, eh realmente bom. Ja me tinham mandado ir ouvir este e eu por teimosia nao fui (porque o tipo que me recomendou tambem nunca vai ouvir as musicas que eu o mando ouvir).


_

Justin Vernon - Hazelton

Antes de ser o já mediático Bon Iver, com cerca de 28 milhões de "visualizações" na Last.fm, Justin Vernon era um extraordinário artista, ainda que desconhecido, de Eau Claire, Wisconsin.
Foi precisamente nessa altura que este grande senhor soltou Hazelton, fazendo 100 cópias e vendendo-as a uma loja de música local.

Para todos os fãs da banda e artista (Bon Iver e Justin Vernon), este som será como um aperitivo a seguir ao jantar. Não sei se cairá bem, até porque deste jantar saí bem satisfeito e nunca experimentei uma tostinha com queijo nestas condições.


_

Martin Solveig et Dragonette - Hello

Apesar de nao curtir nenhum destes gajos acho que o menino Martin fez aqui um som bastante engraçado e o clip estã do cacete!

Nao sei se se ouve muito por aí mas por cá começa a passar bastante em tudo o que é boliches aqui de Buenos.




Espero que gostem...

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Sufjan Stevens

So this record, The Age of Adz, is, in some ways, a result of that processes of working through health issues and getting much more in touch with my physical self. That's why I think the record's really obsessed with sensation and has hysterical melodrama to it.

Too Much, o single, é isso mesmo. Quanto a vocês não sei mas eu sinto Sufjan a tentar-me passar a doença. O beat sôfrego, desarrumado, claustrofóbico transmite bem um estado de espírito asfixiado a tentar ultrapassar alguma coisa. Há aqui um bom bocado do Stevens de Illinois (2005) mas também há aqui uma parte futurista de um Stevens de 2020. Apresentou-se com uma nova roupagem e seguiu viagem pelos trilhos da electrónica mas sem se esquecer de instrumentalizar a sua sensibilidade e as suas melodias mais amplas. Resultou num casamento perfeito. Estes artistas são precisos, é deste Sufjan Stevens que eu gosto.


The Rural Alberta Advantage - Stamp

O 1º de março da minha agenda já tinha um asterisco a avisar da chegada de Departing, segundo álbum destes canadianos - curiosamente, o mesmo dia em que se vai verificar a partida de Arriving (vão-me desculpar mas não resisti à piadola fácil). Foi preciso, ainda assim, que o recente membro Manel Cabral nos tivesse alertado para a primeira amostra do mesmo, personificando na perfeição o espírito music FOR the feople.

Hometowns é um álbum querido no MFTF - pelo menos entre os membros "fundadores" -, o que nos faz ansiar pelo sucessor. Enquanto ele não chega, fica "Stamp" que partilha com os sons do debute pelo menos a capacidade de nos fazer bater o pé.

_

Gil Scott-Heron - The Revolution Will Not Be Televised

Em linha com o post anterior achei por bem mostrar-vos a música que atribuiu a Gil Scott-Heron o estatuto de poeta urbano e de activista social - recorrendo à música para passar a sua mensagem - estando primariamente associado com o movimento dos Black Panthers, mas não só.

Enjoy!
_

Gil Scott-Heron and Jamie xx - I'll take care of you


Meus amigos e minhas amigas gostei muito de descobrir isto, que vem duma surpreendente dupla. Desde a primeira vez que ouvi, adorei.
Grande voz esta do Scott Heron.


_

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

The Temper Trap - Soldier On

Eh fortissimo o album de The Temper Trap (Conditions, 2009) e eu ainda nao tinha passado da Sweet Disposition...

Este som é dedicado aos poucos de entre voces que gostam de "Hands Reversed" dos Tokyo Police Club

Tambem é dedicado ao pessoal que nao consegue dormir, aos apaixonados, aos de coracao partido, aos sensiveis, e a mais um sem numero de outros, os quais agora nao vou enumerar, por falta de tempo, ainda que possa confirmar que nao incluem apoiantes de Manuel Alegre, e isto afirmo apesar de saber que isto nao é um blog politico, uma vez que que Manuel Alegre é, antes de mais, um poeta, e dos maus. Mas isso já é descontextualizar.

Oucam, entao.


_
_

Destroyer - Kaputt


Kaputt é já o 9º (!!!) disco do projecto Destroyer que, em digressão, nos E.U.A., terá, a acompanhar Dan Bejar e banda, uma orquestra de oito elementos.
Este novo trabalho será editado a 25 deste mês.

Dan Bejar (vocalista), nos tempos livres, faz também parte dos New Pornographers, dos Swan Lake e dos Hello, Blue Roses.
_

O melhor álbum de 2010.

Cinco foram os álbuns que chegaram a esta fase final que definia o melhor do ano. Como é costume, pusemos os cinco na casa de partida e lançámos os dados. High Violet, conduzido por Matt Berninger foi o único que não foi parar à cadeia, conseguindo dar uma volta completa e recebendo assim a medalha do melhor álbum de 2010.
E convenhamos, um justo vencedor.


Music
_

Newspost nº. 44

03/01 - Flaming Lips vão lançar uma todos os meses. Aqui.
03/01 - Novo álbum dos The Decemberists para ouvir à borliú aqui.
03/01 - Beck + Devendra Banhart + Caetano Veloso = aqui.
05/01 - Local Natives foram à T.V.. Aqui.
05/01 - "My House", novo single de Hercules & Love Affair já tem direito a vídeo. Aqui.
06/01 - Iron & Wine performam ao vivo o novo álbum, a sair em Março. Aqui.
07/01 - Os mesmos Iron & Wine vão ao Fallon e os Walkmen vão ao Letterman. Aqui e aqui.
07/01 - Radiohead dão concerto de duas horas pelo Haiti. Vídeo aqui. Download aqui.
_

Playlist - Dezembro 2010

MusicPlaylistView Profile
_

sábado, 8 de janeiro de 2011

Eels - Last Stop This Town

Para mis amigos chilenos un recuerdo de nuestra casa. Que les vaya bien amigos! lol

_

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

The Tallest Man On Earth - Love Is All

Eram uma vez quatro irmãos: o Fulano, o Cicrano, o Beltrano e o Catano. O Catano era o mais novo, e fazia uma grande diferença dos outros três que, entre si, tinham pouco mais de dois anos a separá-los. Tinha nascido fora de tempo, numa altura em que o pai, Propano, achava que já não tinha gás, e a mãe, Soprano, fôlego. Ainda assim, com pouco gás e quase nenhum fôlego, o Catano lá conseguiu chegar ao mundo, sem que este no entanto lhe viesse algum dia permitir ter uma vida saudável. Enfezado por natureza, passava grande parte do tempo enfermo, no quarto, onde tinha uma guitarra velha, que foi passando pelos irmãos até lhe chegar às mãos, "viva", mas presa por um fio. Aí, praticava sem cessar, ao som de um rádio a pilhas (que a mãe lhe comprava) "roubado" da mesa de cabeceira do Fulano sempre que este saía de manhã com os irmãos e com o pai para a lavoura. Passava os dias a tocar no quarto, o que fazia as maravilhas de Soprano que não só tinha a companhia do seu filho mais novo nas tarefas da casa, como tinha o prazer de ouvir as cada vez mais elaboradas canções do seu "Cataninho". Assim foi durante quase duas décadas.

Um dia, Catano, farto de se sentir um inútil numa vida de trabalho no campo, pôs a guitarra às costas, deu um beijo na testa de Soprano enquanto esta dormia, e saiu, sem destino, para não voltar.

Anos mais tarde, enquanto todos jantavam, ao som dos talheres a bater nos pratos, Soprano levantou a cabeça do prato repentinamente e pôs os braços por cima das mãos de Fulano e Beltrano, impedindo-os de levar o garfo à boca.

- "Shiiiiuu meninos. Deixem ouvir!" - exigiu Soprano ao mesmo tempo que apontava para a porta que dava para a sala. Desde que Catano tinha partido, tinha lá um rádio ligado todo o dia que, mais do que música, lhe dava a ilusão de ter o seu filho por perto. Cicrano, apercebendo-se da direcção que levava o indicador da mãe, levantou-se e abriu a porta. Os acordes da guitarra invadiram a sala de jantar, seguidos de uma voz que todos reconheceram instantaneamente. Soprano, com o braço ainda em riste, e os olhos esbugalhados, soltou, num misto de alívio e orgulho:

- "Esta canção é do Catano!!!!"



E não é que é mesmo.
_

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

The Tallest Man On Earth

Lembro-me de, há umas semanas, alguém me ter espetado uma bofa, ao estilo de wake up call, numa qualquer caixa de comentários deste espaço. O motivo por trás da bofetada - metafórica de nascença mas real de propósito - era este The Wild Hunt - segundo trabalho do sueco que se acha mais alto cós outros. Quase posso jurar ter sido o Mike, mas, vai daí, também pode ter sido o Miguel, o que, mesmo sendo a mesma coisa para mim, visto não ter tido ainda o prazer de conhecer nenhum, não o é para o autor da dita chapada inspiradora. Aqui fica, ainda assim, a menção. Deixo-a a quem lhe sirva.

The Wild Hunt é um álbum (norte-) americano, no sentido em que tresanda a country, tresanda a Dylan e é daqueles que combina bem com paisagens de planícies em andamento vistas de um carro que atravessa o Arizona. "Porquê o Arizona?" Isso já é uma pergunta que têm que fazer ao senhor Matsson. Começa por se ouvir bem, justificando a ocasional visita, para em pouco tempo começar logo a exigir mais e mais, qual namorada que não lhe chega o jantar e quer também o cinema a acompanhar. Mas essa é a grande vantagem da música (por oposição à grande desvantagem da maioria das namoradas): só exige aquilo que lhe queremos dar.

Fica "The Wild Hunt", faixa 1 do álbum e "King of Spain" - um dueto Matsson/guitarra de Matsson.



_

65days of static - aren't we all running

Eis uma coisa que nao é para todos os gostos, mas que por acaso é para o meu. Fessoal que gosta de coisas como God is an Astronaut, Mogwai, Explosions in the Sky e outras instrumentagens dentro do genero, é capaz de tambem gostar. Aqui dos nossos, apostava talvez num Manucho e Shimano's. O Irmao pode ser que me de alguma razao tambem. O resto vai-me mandar "de volta la para Singapura, tu e esses sininhos aos 3:25", mas nao faz mal.




segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Newspost n.º 43



27/12 - Pk4 faz resumo das fresquinhas que marcaram 2k10. Aqui.
27/12 - Gorillaz, Yeasayer, Kaxons, jj e Lupe Fiasco dão música à borla para a mini silly-season. Aqui.
28/12 - PAUS entram no estúdio em Janeiro para gravar primeiro álbum. Aqui.
29/12 - ZdB anuncia ciclo de concertos para Janeiro. Aqui.
30/12 - Shout Out Louds no Santiago Alquimista a 8 de Abril. Aqui.
30/12 - Disponibilizado dwnld legal de mixtape de M.I.A., aqui.
30/12 - Queens of the Stone Age recomeçam a trabalhar juntos em Janeiro. Aqui.
01/01 - Vamos lá ter atenção ao que está aí para chegar (Nordeste e Quadros a pingar com White Lies a lançar novo álbum no dia 17). Aqui.
              

Mirrors - Hide And Seek

É o início oficial de uma nova década. E por mais hedonisto-romântica que soe a ideia defendida pela comunidade MFTF, a que partilha música, apaixonada pelo nobre conceito do só-porque-sim, sem pretensões de ser expert mas sim por curtir ouvir e dar a ouvir - princípios base desta ideologia política de partido único -, eu tenho fé que continue inquebrável porque é uma cena do...não, vou abster-me dos palavrões em praça pública. As emoções bem como o bom ano ficam assim despachados.

Um amigo mostrou-me esta canção há algum tempo. A reacção de outras pessoas que a ouviram foi boa, a minha nem por isso, sim e daí?. Até que lá voltei na óptica do se-dizem-que-isto-é-bom-o-que-é-que-me-está-a-falhar. Exactamente nesta óptica. Juro. E aí, quando decidi voltar a ouvir com ouvidos de ouvir o que não entrou bem à primeira, tudo foi diferente. Estatelei-me com um som especial de Mirrors, do seu recente EP Lights & Offerings, que espelham muito boa música (desnecessário, eu sei). Cadenciados pelo new wave dançante de há umas décadas atrás reuniram-se num estúdio para engendrar Hide And Seek . E fizeram eles senão bem.
_

_

domingo, 2 de janeiro de 2011

Youthless

             

alex klimovitsky, norte-americano, veio para cá aos 14 anos, voltou aos eua para estudar mas regressou definitivamente a lisboa em 2003. já sebastiano ferranti (sab) é inglês mas nasceu e criou-se por cá.
são eles que formam esta two-piece band que dá pelo nome de youthless.

esta não é a primeira banda de que fazem parte, tendo antes sido membros (juntamente com guillermo landín) dos three and a quarter, uma banda dedicada a um estranho reggae-dub-ruck-hardcore com fama de proporcionar concertos do cacete.

neste que é, portanto, o seu segundo projecto musical, mudam completamente de estilo: a música é alegre, cheia de quebras e com um baixo carregado de electrónico: diferente do que já me foi dado a ouvir e cheia de energia.

vi-os pela primeira vez há cerca de um ano numa eliminatória do festival termómetro, onde infelizmente foram eliminados por uns multichromatic belgian queers: gostei bastante deles. vi-os uma segunda vez há cerca de um mês dentro do bus do sbes, meio vazio dada a hora madrugadora mas com boa onda e, pelo que vi, com o avançar das horas aquilo tornou-se numa loucura.

ora, tanta conversa porquê?
porque foram nomeados pelo sítio a new band a day (anbad) - um dos espaços mais destacados de divulgação de novas bandas - como a melhor nova banda de 2010.

já aqui tinha deixado good hunters (num qualquer newspost, não o encontro) e agora deixo the beasts, ambos do seu ep telemachy (produzido pelo rory bratell dos test icicles), disponível para dwnld gratuito no sítio da optimus discus:

            

sábado, 1 de janeiro de 2011

barulhos de 2010

fazemos os possíveis para tornar este blogue num espaço coerente em termos de listomania, por isso, a par da eleição dos 10 melhores álbums de 2010, servimos também de comissão eleitoral para os 20 melhores barulhos de 2010.

a votação será feita, como já é habitual, através da caixa de comentários a este post e deverá ser indicada a ordem de preferência dos barulhos.

queremos ver toda a gente a participar até ao próximo dia 21!

ah... e bom ano fessoas.
_

Hora do Bolo - Duartinho

mais um membro do nosso blogue se deslocou ali ao número 25 da rua viriato para gravar a hora do bolo. desta vez foi o Duartinho, nosso fiel leitor, que carregou para cima deles com esta playlist:

            

Playlist do Mês - Dezembro

Nativos de MFTF,

Apanhadas as canas e quando o tempo é de balanço & contas, chega a hora de MFTF dar a conhecer ao mundo a nata da nata (espremida do créme de la créme) no que diz respeito a música da boa, em dezembro. Novembro pôs a fasquia lá em cima, mas dezembro não se acagaça. Vai à luta. As armas de que dispõe estão aqui em baixo, na montra (as que tiverem * têm mais munições). Escolham-nas bem.

Sungha Jung | Flight Facilities | Clock Opera | Clive Tanaka y su Orquestra | Mr. Hudson | Kumpania Algazarra | Chapel Club | Fujiya & Miyagi * | Hungry Kids of Hungary | Antonio Paul | Mountain Man | John Fogerty | The Candle Thieves | René Aubry | Plan B | Os Capitães da Areia | Paus | Eternal Summer | Phosphorescent | Eminem | LCD Soundsystem * | Yann Tiersen | Noah & The Whale | Joanna Newsom | Beach Fossils | B.o.B. | Geographer | Lower Dens | Museum of Bellas Artes | Secret Knives | The Lumineers | The Juliana Theory | Funeral Party | Tame Impala | The Vaccines | Adele | Life In Film | State Bird | Broken Bells | Gorillaz | Blood Red Shoes * | Example | Tapes'n Tapes | Red Cortez | Frank Sinatra | Louis Armstrong | Big Boi | Grimes | The Fresh and Onlys| The Rifles | Twin Shadow | Young Galaxy |  Daft Punk | Klaxons | MGMT | Soulwax | The Gossip

Dezembro trouxe-nos muita música nova. À quantidade e à novidade juntou-se a diversidade - de Eminem a Sinatra - e a esta veremos se se junta a qualidade. Leiem, oiçem, escolhem, oiçem mais uma vez, escolhem outra vez e - convém não esquecer esta parte - VOTEM! São só 5 e têm até dia 8.
_