sábado, 20 de fevereiro de 2010

Julian Casablancas - Out Of The Blue

Não querendo generalizar (mas generalizando, nevertheless), os projectos a solo, por definição, são uma merda! O próprio conceito de se fazer um álbum a solo, dispensando o suporte de outros elementos que, habitualmente, constituem uma banda, é cretino. É como dizer: "Tudo bem, a malta até fez umas coisas engraçadas, mas agora deixem-me lá em paz e deixem-me mostrar aquilo que EU valho." É egoísta. É ganancioso. É o que lhe quiserem chamar.

Tratando-se de uma banda como os The Strokes, cujo trabalho inspirou toda uma geração, qualquer projecto a solo que saia dos seus membros (no caso do vocalista, mais ainda), é visto, diria naturalmente, com alguma desconfiança (aqui nem incluo o caso de Fabrizio Moreti que, bem vistas as coisas, não fez um trabalho a solo com os Little Joy), não só porque aquilo que nós queremos é mais e melhor música dos Strokes, mas também e sobretudo porque se um álbum a solo é um passo nalguma direcção, não será seguramente um passo na direcção de um novo álbum da banda a que pertence o autor do "solo". A "trama" adensa-se se tivermos em linha de conta todo o circunstancionalismo que levou ao "nascimento" de Phrazes For The Young, e que já foi muito melhor explicado por outrem.

Tudo isto para dizer que, na minha opinião, este sentimento de desconfiança que, acredito, tem acompanhado este álbum de Casablancas, tem levado a muita crítica injusta e, pior, infundada. Esta da Pitchfork, por começar logo por estabelecer uma comparação entre o Casablancas dos Strokes e o Casablancas de Phrazes For The Young, é apenas mais um exemplo daquilo que estou a (tentar) dizer. O Casablancas de Phrazes For The Young é um Casabalancas menos raw, menos destemido, mais trabalhado e mais elaborado. Não é melhor nem é pior. É diferente, não deixando de ser bom.

Desafio-vos, por isso, a ouvirem Phrazes For The Young, sem ideias pré-concebidas. É o que tenho tentado fazer, e não me tenho dado mal com isso... (acredito que a notícia de início de gravações do novo álbum da banda tenha ajudado, mas even so...).

Assim, e não esqueçendo o desafio lançado, deixo-vos Out Of The Blue que, penso, representa bem este "novo" Casablancas, e cuja letra é brilhante! Gosto muito deste som!

_

8 comentários:

Shimano is Alive! disse...

Este album é péssimo. Não merece tanto texto chico, talvez ainda andas esperançado que se transforme num "little joy" ou "albert h. j." mas não, é péssimo. Só espero é que saia o 4º dos Strokes para este gajos não inventarem mais, são muito bons - talvez os melhores - em conjunto, não vale a pena passarem por isto (falando apenas de Casablancas).

Shimano is Alive! disse...

Este som até nem é mau mas o resto do album nao vale a pena

Morales disse...

Não percebi uma coisa chico: este som "até nem é mau" ou é "fraquinho"?!

O álbum já percebi q é péssimo.

Shimano is Alive! disse...

fraquinho é mais para o cd inteiro, este som paga pelo resto. De qq maneira não oiço isto no meu mp3. É se curtisses Strokes como eu ficavas fdd pelo facto dos gajos nao lançarem nada e meterem-se nestes projectos a solo, quero o 4º dos Strokes!

Morales disse...

Adorava curtir Strokes como tu. Assim nunca mais ouvia nada (facto que não me impediria de opinar sobre o que não ouvia) até que viesse o próximo deles.

Obrigado por "pôres uma cara" naquilo que escrevi no post. Tava com medo de ter dito uma alarvidade. Afinal acertei na mouche!

Shimano is Alive! disse...

Tenho todo o interesse em ouvir os projectos a solo dos strokes, curto mt albert h.j. mas nada é tao bom como is this it. Para o meu irmao este - Julian casablancas - é um dos albuns do ano mas eu não consigo concordar. Só espero é que isto não afecte o novo album mas penso que vai ser grande.

Morales disse...

Chico, mas obviamente que nada é tão bom como "Is This It?". Tamos a falar daquele que é, provavelemente, o álbum da década (só tendo concorrência séria, na minha opinião, do "Funeral" (AF)). Mas isso não quer dizer que deixes de ouvir o resto.

Quanto ao novo álbum, embora não seja um fã de Strokes ao teu nível (lol), tb estou a rezar para que venha coisa boa. Estou é a ver Casablancas muito alheado. Acho que está em tour a solo agora. Por isso tb partilho desse teu medo de que este álbum possa ser uma má influência para o 4º de Strokes.

Let's wait, pray and see...lol

El-Gee disse...

gosto deste som, gostei deste post.

nao desgosto deste album.

Acho que o Albert Hammond Jr provou nos seus projectos a solo quem eh, realmente, a alma creativa dos the Strokes. Alias, eh ele quem escreve as guitarradas dos Strokes