quarta-feira, 23 de junho de 2010

Roque ene Role

No passado Sábado lancei-me, tal qual me lanço às multidões, ao Santiago Alquimista com o pretexto de ouvir os cabrões dos putos de Setúbal, vulgos The Doups. Troquei as horas, enfim, não os vi. Numa sala onde se contavam pelos dedos as pessoas presentes, subiram então ao palco, com lightsabers como suportes para os microfones (estranho!), Uni_Form. E aqui foi a surpresa da noite. Não sei se pela positiva se pela negativa. Não sabia quem eram, o que tocariam nem o que havia de esperar daquilo.

O vocalista em preparativos, com um ar todo ele fanfarrão, de Ray-Ban brancos, estático, não me fez augurar uma grande revelação. Do primeiro acorde ao último, da primeira palavra à última que cantou, diria que o gajo é um clone de Paul Banks (Interpol), acreditem. A voz não é igual, é idêntica, mais do que isso, é a mesma. Se lhes deu para seguir uma musicalidade inspirada nos yankees pela semelhança da voz de David, mais não fizeram do que recriar uns Interpol portugueses dando-lhes outro nome e temas "originais". Rebuscando mais ainda, ou muito me vagueio pelas sonoridades actuais, ou ainda encontro ali um toque de Editors.

Contudo, mostraram-se com qualidade e produtores de boa música, exceptuando a panisguice do baixista. O estranho foi virar-me de costas para o palco e dar por mim a ouvir Interpol, por 5€, num concerto com 50 pessoas. Oiçam com os vossos próprios ouvidos:


8 comentários:

Filipe Tavares disse...

Estava a ver quem é que tinha escrito isto porque era exactamente a mesma ideia com que eu tinha ficado. Quanto a estes gajos acho fraquinhos especialmente o "panasca do baixista". No entanto achei muita piada aos Doups.

Duarte Mendonça disse...

"Interpol" versão Portuguesa completamente!

ah! e diz-se Inter"pool"! haha

Peri disse...

vim comentar para dizer o mesmo.

completamente interpol!

dom manuel de manucho y manelson disse...

interpol: confere.

Mike disse...

Não vou repetir que é cópia de Interpol. Tal como no concerto, acho-os fraquinhos. Mais valia formarem uma banda-tributo ou ir ao Chuva de Estrelas.

El-Gee disse...

bom parece-me q sou o unico q gostei disto?

Eh pa soam a Interpol, como Interpoal soam a Joy Division e por ai fora.

Tb Cold Cave soa a Editors, e sao bons na mesma.

Eu acho que, parecido com Interpol ou nao, isto eh um bom original, um bom som. Se isto fosse Interpol, estaria no meu top-5 de Interpol.

Nada mau, para um pessoal de Setubal.

Geralmente ouco musica sem pensar em quem eh que esta a fazer o que. Nao me interessa. Ouco, so. Portanto, "Grande Som".

Duarte Mendonça disse...

El-Gee concordo com a tua forma de "ver/ouvir" uma banda, mas a verdade é que neste caso acho que é demasiado evidente que estão a copiar os Interpol. Não é como outros grupos (como o exemplo que tu deste de Interpol/Joy Division) onde tens semelhanças ou influências. Não quer dizer que seja necessariamente mau por ser uma réplica. Aliás, este ano por exemplo há um gajo que cá vem que toca tal e qual o Miles Davis... tal foi o impacto que este teve nele que aprendeu a tocar da mesma maneira e apresentar o mesmo estilo. Mas é feito com qualidade! On the other hand tens sujeitos tipo Laurent Filipe que são versões manhosas de artistas (neste caso o Chet Baker). Sentes uma diferença inacreditável entre um e outro, com a atenuante de quem está a imitar não oferecer originalidade nem um pouco de si à coisa. Foi um pouco o que achei dos Uni_Form. E atenção... estive no concerto e gostei porque deu para curtir (e volto a ir se for preciso)... mas não me leva a "comprar" o álbum ou a perder muito tempo a ouvir trabalhos deles.

El-Gee disse...

Concordo cm td o que dizes

no entanto, continuo a insistir q este som eh bom, e acho q isso tem merito

copiar um estilo eh mt mau (portanto, less respect for them), mas os gajos sairam-se com um bom som, pelo menos