terça-feira, 24 de agosto de 2010

Arcade Fire - Sprawl II (Mountains Beyond Mountains)

The Suburbs está nos ouvidos do mundo. Não se fala de outra coisa e não há pequena publicação de esquina que não tenha uma critica. O álbum, à semelhança dos anteriores, estranha antes de entranhar mas não tenham dúvidas. Ele entranha! A primeira a grudar-se aos meus ouvidos foi este solo de Regine Chassagne.

Só os Arcade Fire têm esta capacidade de pegar no "desordenamento do território" e transformá-lo num grande som. Pegar no "PDM" e transformá-lo num hino.

Sometimes I wonder if the World's so small
That we can never get away from the sprawl
Living in the sprawl
Dead shopping malls rise like mountains beyond mountains
And there's no end in sight
I need the darkness, someone please cut the lights

_

21 comentários:

xico dollar disse...

Este The Suburbs é galáctico! Mal posso esperar por 18 Nov!

Malta já está ai o novo albúm (2º) de Bombay Bicycle Club, Flaws. Num registo diferente do I Had the Blues But I Shook Them Loose, mais calminho, mas a meu ver com muita coisa para se explorar!

Morales disse...

Q boa noticia! Não fazia ideia. Vou sacar.

El-Gee disse...

pa o que eh que um gajo pode dizer?

nao sei se hei-de

i) hei-de achar isto medio, mas dizer que gosto bastante porque tenho pena de dizer que este eh o primeiro som (em quatro ate agora) do novo album que ouco que nao acho uma ganda merda

ii) gosto bastante e so nao gosto mais porque estava a espera de Arcade Fire se sairem com algo muito melhor do que Abba

O album esta a sacar e vou ouvi-lo todo este fim de semana antes de dar uma opiniao final.

El-Gee disse...

(este som "ouve-se bem")

Kiko Pedreira disse...

Estou com El-Gee.
Ao principio gostei do álbum, mas acho que foi puro excitamento de ter saído novo trabalho de Arcade Fire.
Já ouvi o cd algumas vezes e não encontro a magia a que nos têm habituado.
Mas vou dar mais oportunidades a Suburbs, porque a banda merece.
Este som "Ouve-se bem".

Morales disse...

Numa coisa tou de acordo. Ainda está muito longe de Neon Bilble e a quilómetros de Funeral.

Kiko Pedreira disse...

(anos luz)

xico dollar disse...

Merda este albúm não é. Mais vale ouvir antes assim o classificar!

Discordo redondamente com vocês. Neon Bible e Funeral são mt mt bons, mas este não lhe fica atrás.

Se se quer sempre ouvir a mesma coisa, as bandas não gravavam albuns novos nem tentavam registos diferentes (não estou a discutir a qualidade e gosto desse registo).

Arcade Fire é bom porque faz sons bons e diferentes.

Basta ouvir de seguida as 4 1ªs músicas: The Suburbs, Ready to Start, Modern Man e Rococco e dá para perceber que "temos albúm"!

El-Gee disse...

dollar voltarei aqui mal ouvir o cd todo, para poder dar de facto uma opiniao justa. ate agora, como disse, so ouvi 4, e axei mt fraco. ate breve! abraco (ps; a critica concorda contigo)

Kiko Pedreira disse...

Alto lá. Ninguém disse que era merda.
Disse que não encontro a magia que os outros têm. Não é por ser diferente, mas por não encontrar, ponto.
Posso muito bem vir a mudar (outra vez) de opinião, mas por agora nem me entusiasma quando vou a ouvir para dar mais oportunidades.
Na minha opinião, está muito longe do nível dos outros dois albuns, mas não é merda.

xico dollar disse...

Nordeste:

"i) hei-de achar isto medio, mas dizer que gosto bastante porque tenho pena de dizer que este eh o primeiro som (em quatro ate agora) do novo album que ouco que nao acho uma ganda merda"

Opiniões são opiniões, e é para isso que se põe música neste blog, para se ouvir, criticar e dar opinião! Inovar! A minha em relação a este albúm, não deve mudar. Espero que a vossa mude! Hehe!

Até já!

El-Gee: aguardo update da opinião do albúm! OUve a City with no Children!

Morales disse...

City With no Children, Ready To Start, Rococo...

A frase q citaste é do El-Gee, xico...

xico dollar disse...

Eu sei!! Não quis tar a dizer que foi A ou B que disse que era uma merda o albúm, apenas que eu não acho que o seja.

Independentemente disto tudo, a 18Nov vai ser galáctico! Espera (nos) um grande concerto!

rosé mari disse...

concordo em absoluto, arcade fire estranha-se, depois entranha-se. este álbum novo ainda não conheço, só o ready to start, de que gostei bastante...vou ouvir e depois logo emitirei juízo.

El-Gee disse...

ouvi o cd todo

nao achei graca nenhuma. nao eh mau,mas nao tem interesse nenhum.

gostei da Half Light II e da Sprawl II

o resto achei banal. nem mau nem bom. nao acrescenta nada a minha felicidade este cd.

e eu adorei os dois primeiros.

nao estou a dizer q eh mau, simplesmente nao me traz nada de entusiasmante

energia: zero.

em todo o caso, nao ouvi foi as letras, e geralmente as letras, para mim, "fazem" a diferenca

mas musicalmente isto nao me excita

El-Gee disse...

ps: digo isto com muita, muita, magoa

eh uma desilusao de todo o tamanho

rosé mari disse...

luis, lembras-te?

"El-Gee disse...
Metric e optimo e a Emily é das coisas boas que para ai andam nos palcos!

Ja Arcade Fire, depois de um primeiro cd brilhante, a mim desiludiram-me muito com este segundo. Estou a odiá-lo.

12/4/07 10:23"

ainda há esperança para este terceiro álbum...hehe.

dom manuel de manucho y manelson disse...

gosto bastante deste som.

El-Gee, tenho pena que não gostes deste álbum, tenho andado bastante feliz com ele nas últimas semanas.
não sei se é básico da minha parte mas esta, "month of may", "the suburbs", "ready to start" e "we used to wait" divertem-me imenso.

na minha opinião, como já tinha dito em comentário a outro post, o álbum é alguns pontos inferior ao "neon bible" e muitos inferior ao "funeral" mas cada vez gosto mais do que ouço.
tinha dito que era um cronaldo a 20 golos por época, mas agora já lhe dou 25/30, o que objectivamente é já muito bom.

NOTA: reservo-me o direito de não ficar refém destas palavras.

El-Gee disse...

fessoal,

(com especial agradcimento a rose mari, por umas palavras que pelos vistos escrevi mas que muito me surpreendem!!!!)

como rose mari provou, eu sou de uma inconsistencia emocional que nao me permite emitir mais opinioes.

Reservo-me, tambem eu (ja que o manucho pode), um direito, que eh o direito ao silencio de ora em diante, ja que para dizer merda ja me bastou abril de 2007.

dom manuel de manucho y manelson disse...

El Gee, não faças isso, se faz favor.

"[...] tomou de novo relevo o grosseiro hábito de polemista que consiste em levar a mal a uma criatura [...] que se contradiga frequentemente. a gente inferior continua a empregar esse argumento como se ele fosse depreciativo. talvez não seja tarde para estabelecer, sobre tão delicado assunto do trato intelectual, a verdadeira atitude científica.
se há facto estranho e inexplicável é que uma criatura de inteligência e sensibilidade se mantenha sempre sentado sobre a mesma opinião, sempre coerente consigo própria. a contínua transformação de tudo dá-se também no nosso corpo, e dá-se no nosso cérebro consequentemente. como então, se não por doença, cair e reincidir na anormalidade de querer pensar hoje a mesma coisa que se pensou ontem, quando não só o cérebro de hoje já não é o de ontem, mas nem sequer o dia de hoje é o de ontem? ser coerente, é uma doença, um atavismo [...].
a coerência, a convicção, a certeza, são, além disso, demonstrações evidentes - quantas vezes escusadas - de falta de educação. é uma falta de cortesia com os outros ser sempre o mesmo à vista deles; é maçá-los, apoquentá-los com a nossa falta de variedade."

crónica da vida que passa...i, fernando pessoa

Sebas disse...

Bom som. No meio de tudo isto, apenas me parece bastante injusto o desmerecimento a que votas o PDM, Pintão...