segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Arcade Fire - Ready To Start


É um vídeo (agri)doce. Pode haver quem veja neste momento uma espécie de subversão da mensagem da banda que, agora que tem o selo Grammy, perde força e, pior que isso, sentido. Não vejo as coisas assim. Este momento é, por um lado, a confirmação de The Suburbs como digno sucessor de Funeral e Neon Bible - ou não partilhasse com eles a personalidade e qualidade intrínseca que nos faz lutar por ele. Lutar para que não seja só "mais um álbum". Não é. Nunca é - mas é, sobretudo, um momento de aclamação de uma banda que não olha a estilos, géneros ou modas, e faz música universal, intemporal... brutal.

A atribuição deste prémio não é a captura de Arcade Fire pelo sistema - cujos representantes, Gaga, Perry e Eminem, desta vez ficaram a chuchar no dedo - mas antes, arrisco-me a dizer, a primeira verdadeira vitória da música. Uma vitória sobre os discos vendidos, sobre os artistas que se afirmam não pela música que fazem mas pela androgeneidade, pela excentricidade e outras "dades" do género, ou por terem "Parental Advisory" nas capas dos álbuns. É a vitória da música sobre a indústria da música.


No meio de toda a merda que sai da boca de Kanye West sempre que não está a cantar, de vez em quando até saem umas coisas dignas de reprodução. Sobre este prémio, West disse: "I feel like we all won when something like this happens. Fucking Awesome!". Este prémio é dos Arcade Fire antes e acima de todos, mas também não consigo deixar de me sentir um bocadinho vencedor. 2011 será o ano em que os verei ao vivo (espero que duas vezes) pela primeira vez e tenho poucas dúvidas de que será memorável.
_

4 comentários:

O.M.N.I. disse...

É bem verdade. E tal como tu, também eu levanto o prémio. Venham os concertos.

Som e post incríveis!

Binhas disse...

grande post.
grandessissimo.

Increvelissimo!

Morales disse...

Memorável foi.

El-Gee disse...

grande post, totalmente de acordo, so agora li, ja la vao dois anos!