quinta-feira, 2 de junho de 2011

Primavera Sound 2011


Várias imagens podiam servir de ponto de partida para um conto - próximo de um de fadas, caso elas ligassem alguma coisa a guitarras ou sequer a música - que tem como título Primavera Sound, mas esta pareceu-me um bom prenúncio. Podia escrever uma obra com qualidade para lá de Maias ou de Memorial do Convento, carregada de boas razões que tornam obrigatório ir a este festival; ou mesmo crónicas detalhadas a um pormenor tal que ouviriam as músicas através das palavras, se me pudesse dar ao luxo de gabar-me dessa capacidade, que a não possuo. Enfim. Julguei mais fácil - e até cobarde, eu sei - cingir-me a uma cerimonial entrega de galardões de forma a resumir o que se passou, aliás, o que eu passei em Barcelona no passado fim-de-semana.

Melhores Palcos
Seguindo-me, criteriosamente, não só pelas bandas que lhes subiram mas também pela fotografia e limpeza de som que ofereciam.

1.ATP


2. Pitchfork


3. San Miguel


4. Llevant


5. Ray-Ban


Melhores Concertos

1. Odd Future
2. Pulp
3. Fleet Foxes
4. James Blake
5. Twin Shadow
6. The Walkmen
7. Deerhunter
8. Gold Panda
9. El Guincho/Girl Talk (só porque foram seguidos no mesmo palco)
10. The Tallest Man On Earth

Maiores Pecados
Um cartaz destes dá azo a um punhado de arrependimentos diários, mas é daqueles momentos em que temos que respirar fundo e seguir o instinto, por vezes erramos, por vezes acertamos.

1. Animal Collective
2. The Black Angels
3. Gang Gang Dance
4. Sufjan Stevens
5. Cults

Melhores Surpresas
Com palcos a caminho de outros ou até pela extensa lista de nomes do pregaminho que nos espetaram nas mãos com cerca de 250 bandas agendadas para 3 dias, é normal que haja concertos que não estão nos planos ou a que vamos sem saber para o quê e que apareça o que menos esperamos.

1. Girl Talk/Gold Panda
2. Caribou
3. Deerhunter
4. Yuck
5. Tennis/Lüger

Desilusões

1. Pj Harvey
2. P.I.L.
3. Kurt Vile
4. Holy Ghost!
5. Francis International Airport

Bandas que fizeram falta ao cartaz
Posso parecer estar a ser demasiado exigente - ou ridículo só - a sujeitar-me à pedinchice por mais bandas além da catrefada delas que ali se ajuntaram. A verdade é que estes foram nomes que quis ver confirmados até à última da hora..e não foram.

1. Bon Iver
2. The Vaccines
3. Toro Y Moi
4. Lower Dens
5. Delorean

Melhores Momentos

1. Todo o concerto de Odd Future foi um dos momentos do festival. Destaque especial para este (1:13) como ponto de partida para a insanidade final.
2. O flirt com que qualquer um dos sons dos Fleet Foxes embalou aquele sol e copo de fim de tarde. Um momento que, espero eu, já passou pela cabeça de todos para o próximo 8 de Julho no passeio marítimo de Algés / Eu e Manuel Paisana a assistir ao concerto de Kurt Vile, demos com a turma de Pecknold, disfarçada pela multidão, ao nosso lado.
3. Como não podia deixar de ser: isto.
4. A última canção apaixonada com que Tallest Man On Earth cantou em dueto com a namorada (?) antes de abandonar o palco. Lacrimejou-se.
5. Os mash-ups frenéticos, hiperactivos e inesperados de Girl Talk a acabar com este som.


8 comentários:

NValle disse...

Nao concordo nada com incluires Kurt Vile nas desilusoes... E acho q Jamie XX tbm devia tar nos melhores concertos sem duvida. Ariel Pink tbm foi bom, o problema foi n termos visto tao perto. Mas esta um post bem conseguido

Mac disse...

Fds Common People arrepia! Bom post Quinito!

Morales disse...

Fds cabrão! Q maravilha! Esse concerto de Fleet Foxes deve ter sido muita bom! Manda vir aí uns vídeos desse...

Common People mágico!

Biças disse...

grande common people, td em acidos!

Kiko Pedreira disse...

Common People fortíssimo. Está no meu top5 de sons. Sonho ver ao vivo.

Mike disse...

Pois é, O.M.N.I., da próxima vez:

- Dás-me ouvidos e vês Gang Gang Dance,

- Atravessas mais 10 passadeiras a correr e consegues vêr o primeiro acorde de Cults

- Pedes à tua mãe para fazer anos noutro dia e já consegues ver Sufjan Stevens no Coliseu.

O.M.N.I. disse...

Nem insististe comigo para optar Gang Gang Dance, também..gandámigo!

Mecas disse...

Excelente puto!
para o ano tou neste!
Common People vou ver este ano ao vivo 2 vezes e não me parece que vá ser suficiente. Incrivel