sexta-feira, 23 de março de 2012

Class Actress

Os primeiros passos de Elizabeth Harper foram desprovidos de qualquer electricidade. Que nem cantautora, de guitarra acústica às costas, sentiu um chamamento que a fez mover de LA para Brooklyn em 2006. Mentira, embora fosse mais bonito, pelo que me disse, não houve mais nada como razão que não o preço das rendas em NY ser mais baixo. Girl Crisis foi a sua primeira experiência colectiva, um projecto que reunia madames como Caroline Polachek - actualmente lead-singer do duo Chairlift e autora de, até agora, uma das canções pop mais eficazes de 2012 - ou mesmo Erika Spring, uma das Au Revoir Simone. Faziam covers de Black Sabbath accapela, ou tributavam Come As You Are de Kurt Cobain em tons corais próximos do gospel. Tudo isto longe, a milhas de distância do que se viria a tornar Class Actress. Elizabeth encontrou o ponto de viragem em Mark Richardson que não descansou enquanto não lhe apresentou um vasto catálogo de synth pop dos 80's e a pôs a par da sua mestria no que tocava a sintetizadores.

Isso e Patrick Wimberly, a restante metade da dupla Chairlift de lá de trás, foram outros dos culpados ao lado dos Deepeche Mode para Elizabeth alcançar o seu clímax musical. Not-hard-wave é o género que assume a senhora Harper quando confrontada com o rótulo chill-wave. Emoções sexuais com romance no mesmo caldeirão foram uma primeira premissa para Journal Of Ardency, o seu primeiro EP, e a segunda foi um terceiro membro: Scott Rosenthal. Estava completo o trio e agora sim, Class Actress em pleno, subordinavam as pistas de dança ao prazer suado de desejo. Com culpa ou não de Gainsburg, no final de 2011 chegou o aguardado e posteriormente aclamado The Rapprocher. E neste primeiro longa-duração, Harper continua a ofuscar os seus companheiros e a voltar atenções para uma paixão que, súbita e provocantemente, nos acerta. Ao primeiro refrão. Weekend, Missed ou Limousine são fórmulas eficazes da pop imunda - no bom sentido - e desejosa de Class Actress. Hoje, sexta-feira, os vidros do Lux vão escorrer atracção e logo a seguir os discos de El Guincho não permitirão, convictamente, uma possível baixa de temperaturas.


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