sexta-feira, 9 de março de 2012

Simon And Garfunkel - Sound of Silence

É sexta-feira à tarde e por isso vem sempre a calhar um clássico. E que clássico é este. Não deve haver um único leitor deste espaço musical que não conheça esta magnífica mistura entre melodia e letra, que transformam este barulho num dos mais ouvidos de sempre.

A história da música não lhe fica atrás. Simon escreveu-a quando ainda tinha 21 anos, ainda na Faculdade, e andava a ganhar os trocos a trabalhar para uma editora. O seu trabalho era pegar nas músicas dessa editora e ir a todas as gravadoras ver se algum dos seus artistas queria gravar as músicas que ele levava. Em 6 meses nunca conseguiu fazer com que uma única música fosse tocada pelas gravadoras, mas deu-lhes algumas músicas dele, pois sentia-se mal de não conseguir fazer o seu trabalho. Passados esses 6 meses, Simon entrou numa discussão com os donos da editora e acabou por se demitir, dizendo:
"Look, I quit, and I´m not giving you my new song."
E não é que a música em questão era a que vos apresento neste post?!
Ele pensou: "I´ll publish it myself!" e foi a partir daí que ficou dono das próprias canções.

A primeira vez que este barulho foi gravado, foi numa versão acústica do primeiro álbum de Simon&Garfunkel, que vendeu 2000 cópias. Depois do álbum sair, o Simon e o Garfunkel separaram-se, mas o que eles não sabiam era que a gravadora deles tinha um plano: tentar aproveitar o furor do movimento Folk-Rock, acrescentando à música, instrumentos eléctricos. Os artistas não faziam a mínima ideia desta acção da sua gravadora, mas foi exactamente isso que tornou o barulho um sucesso e os fez reunirem-se e voltarem a formar a banda que todos nós conhecemos nos dias de hoje como Simon&Garfunkel.


.

1 comentário:

Bart disse...

estes gajos são fortíssimos! obrigatório ouvir o concerto em central park.