quarta-feira, 5 de maio de 2010

Sex Pistols

Os Sex Pistols formaram-se em 1975 incentivados pelo espírito empreendedor de Malcolm Mclaren que quis fazer deles "uns assassinos, jovens e sensuais, da cultura pop". Os Sex Pistols proclamavam o seu ódio e/ou tédio em relação a praticamente tudo,e esta negatividade tornou-se moda num país vitima da recessão económica e greve dos trabalhadores. Em todos os concertos de bandas punk de Londres, a violência irrompia com regularidade. Caos e anarquia em Londres, era o punk a explodir!

Em 1976 os Sex Pistols tinham contrato com a EMI e lançavam o seu primeiro single "Anarchy in the U.K" que a BBC Radio se recusou a difundir. 2 meses depois a editora despediu-os.

Originalmente a Anarchy Tour tinha 21 datas agendadas mas os Pistols aparecem num talk show britânico onde chamaram "dirty fucker" e "fucking rotter" ao entrevistador Bill Grundy. As reacções chegaram ao Parlamento e aos editoriais dos jornais, e só 3 concertos sobreviveram.

Um só albúm, Never Mind the Bollocks, Here's The Sex Pistols, lançado em 1977, garantiu aos Sex Pistols a imortalidade. John Lydon, Sid Vicious, Steve Jones e Paul Cook abalaram não só o "status quo" musical, ainda marcado pela cultura hippie, como a sociedade inglesa. Nem a rainha seria poupada, quer na capa do albúm quer num dos seus hinos mais marcantes "God Save the Queen" que, mesmo censurada pela BBC, fez furor no top de vendas.
Rotten deixou a banda em 1979, Sid Vicious morreu de sobredose de herína e desde então os membros sobreviventes, com Glen Matlock (que antecedera Sid Vicious) no baixo, já se reuniram várias vezes.

ANARCHY IN THE U.K


GOD SAVE THE QUEEN


_

Sem comentários: