quarta-feira, 5 de maio de 2010

The National - Bloodbuzz Ohio

É com alguma histeria contida que vos digo que já me encontro na posse de High Violet (cuja capa, para começar, é brutal!), 5ª longa-produção de Matt Berninger e seus pares. Este ano vamos ter a oportunidade de os ver mais uma vez (SBSR). Pessoalmente já os vi 3 vezes, e de todas as vezes fico vidrado na forma como Matt Berninger se entrega à música que, curiosamente (ou não), é muito equivalente à forma como se atira ao álcool... durante a música. Porque, meus caros, o artista também é isso. O verdadeiro artista é aquele que sabe dizer "when"  mesmo depois de já estar completamente embriagado em palco.

Amy Winehouse, por exemplo, apanha tortas de tal magnitude que deixa de conseguir cantar. Berninger não. Pode atingir um estado em que deixa de conseguir estar de pé, como de resto aconteceu no último Sudoeste, mas o facto de cair de uma coluna nunca é impeditivo - como neste caso não foi - de terminar a música, ainda que deitado no chão.

O buzz à volta deste álbum é mais que muito e as primeiras críticas que vi, felizmente, fazem jus às exepctativas geradas sobretudo por Alligator e Boxer. Para Mike Diver, da BBC Music, High Violet assume-se já como forte candidato a disco do ano (isto em ano de novos discos de Arcade Fire e Strokes não deixa de ter o seu significado) e é o melhor da banda de Brooklyn. Para João Bonifácio, do Expresso, trata-se do disco que fará dos National "a maior banda do mundo", mesmo que se estranhe antes de entranhar. Concordo com ele neste ponto com uma excepção: "Bloodbuzz Ohio" entranha logo ao primeiro play. "Grudou-se" ontem aos meus ouvidos e ainda não largou. Aqui fica.


_

6 comentários:

Kiko Pedreira disse...

Grandá som.

Kiko Pedreira disse...

http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=bz.stories/60775

Rita disse...

Dia 15 de Maio transmissão em directo, para o Youtube, do concerto em Brooklyn. Granda som mesmo!!!

El-Gee disse...

adoro the national mas nao adorei este som.

tou mt mt ansioso pelo resto do CD

xico dollar disse...

alto som!!

Morales disse...

Com vídeo novo.