sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Homenagem ao College Dropout de Kanye West

Corria o mês de Julho e estávamos em 2004. Seria dia 22 ou 23, data em que partiria para inter rail com 8 dos meus melhores amigos. Enquanto escolhia os melhores kits caveados (estávamos em 2004...) e preparava a minha mochila ia ouvindo a Oxigénio, melhor rádio portuguesa. Podem argumentar que a Radar é melhor mas não chega aos calcanhares da Oxigénio. Adiante... Passaram um som do Kanye West que, para mim na altura, era um desconhecido.

O som era o School Spirit e ficou-me no ouvido. Apesar de ser hip hop pareceu-me novo, diferente e fresco. Com samples únicos e de canções dos 60s ou 70s.



Ouvi a música do princípio ao fim e deixou-me maravilhado. Tinha de saber quem era este tal de Kanye West. Na altura ainda usava um velhinho Discman e não tinha tempo de ir á net sacar o álbum e gravar um CD. Decidi que iria para em todas as lojas de discos e perguntar pelo CD que, até o ter na mão, desconhecia o seu nome. Quando passados 10 ou 12 dias o encontrei numa loja em Praga não podia acreditar. O desenho da capa era genial e eu soube instantaneamente que aquele álbum não me iria decepcionar. Deixo aqui as minhas preferidas e peço-lhes que as oiçam bem porque vale a pena.

Intro / We Don't Care / Graduation Day / All Falls Down



I'll Fly Away / Spaceship / Jesus Walks



Through the Wire / Family Business



Esta última é um autêntico hino do Kanye. Épico! Muito muito bom som... Last Call!



É uma pena que nenhum dos outros álbums do gajo se aproxime mais deste. Enveredou pelo caminho típico dos Hip Hoppers e começou com a lenga lenga dos carros e gajas e bla bla bla. Continua a usar samples únicos e por isso há-de estar sempre um passo acima dos outros mas já não é a mesma coisa. Subiu-lhe á cabeça, uma pena...
pissos do caralho!!!

11 comentários:

Morales disse...

qdo éq atinas com os tamanhos dos vídeos Montes?

este post merece uma playlist...

Mike disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mike disse...

Este álbum é, para mim, dos melhores da década, sem qualquer dúvida. Mas não acho que os dois seguintes (Late Registration e College Dropout) lhe fiquem atrás. Já o 808's and Heartbreak acho que é inferior mas, mesmo assim, um álbum ainda incompreendido e bastante under rated. Estou com enorme esperança no próximo album do Kanye, acho que vai sair daí bomba.

P.s. - E concordo que 102.6 > 97.8

José Montaña disse...

fds, se há coisa com a qual me tenho preocupado ultimamente é com o tamanho doa vídeos! Ás vezes alguns sons não permitem o tamanho que queremos, digo eu.

A playlist está em cima de cada Vídeo...

El-Gee disse...

um bonito post. antes de ouvir os sons queria vir aqui partilhar isto.

outra coisa, tb antes de ouvir os sons, eh que, no matter what, a melhor coisa que o Kanye West fez foi o Kid Cudi

El-Gee disse...

nao consigo achar graca nenhuma a isto, embora perceba onde se gosta, e porque.

pessoalmente nao gosto mesmo nada.

mas adorei o post e o conceito e acho que passaste a mensagem que querias passar e nos educaste, e contaste a tua aventura pessoal com Kanye - e eh uma bonita aventura - e por tudo isto nao vou dar o "fraquinho" que sinto pelo som nem o "incrivel" que sinto pelo post, e deixo isto sem rating - embora com tres comentarios.

José Montaña disse...

Acho que o kid cudi entra num destes sons. Se não me engano entra no graduation day mas não tenho a certeza. Kanye também fez John Legend e Lupe Fiasco. Kid Cudo nem conheço muito bem, tirando o hit day and night!

LGee faz aí um post de Kid Cudi!!

José Montaña disse...

Afinal já fizestesss.... e logo 2! vou ver que tal!

Binhas disse...

Este album está no meu top15 dos albuns da primeira decada do ano 2000. Obrigado por me relembrares disto.

sapiola disse...

tou com el-gee.

Sou grande adepto dos posts do montanha, mas estes sons a mim dizem me pouco...

Mecas disse...

Não sou grande fã do gajo porque na altura que ele se lançou eu ouvia outras merdas (merda, mesmo no sentido literal da palavra). Dou lhe bastante valor porque juntamente com Jay-Z faz com que o hip hop ainda tenha valor. Through the Wire, Jesus Walk, Hey Mama, All Falls Down são sons mto bons