domingo, 14 de novembro de 2010

uma pequena migalha no universo do que eu tenho a dizer sobre The National

Eu acho que isto eh a banda numero 1 dos anos 2000, a grande grande referencia no paradigma do homem solteiro a dividir as primeiras decadas da idade adulta entre o consumo hedonista do tempo e a busca constante (e consciente!) pelo sentido de uma realidade em permanente mutacao e que insiste em escapar-lhe.

(Que é o que eu sou)

Cada acorde desta banda, cada letra, toca partes novas de mim, e, de cada vez, sempre a mesma. Hoje apercebi-me que o que isso significa eh que eles conseguem fazer musica que eu sinto ser feita para mim, e nao apenas para gajos como eu.

O outro ponto fundamental que me toca nestes gajos - e nao é necessario falar de nenhuma musica em particular, porque estou a falar de todas - é que isto é uma banda de homens adultos e heterosexuais que nao tem problema nenhuma em expor-se totalmente, nem de o fazer de forma bonita, quase sublime.

Que eu conheca, nao ha mais nenhum grupo de homens adultos heterosexuais capaz de expor sentimentos intimos desta magnitude de uma forma tao despudoradamente bonita.

Para dar uma perspectiva cronologica do que estou a tentar dizer, eis um exemplo de cada CD deles. (Isto foram amostras seleccionadas praticamente 'a toa, tal é a exuberancia do universo de escolha mesmo quando limitado pelo facto de que nao quis escolher nenhuma musica que ja estivesse no blog)

"The Perfect Song", The National (2001)



"Lucky You", Sad Songs for Dirty Lovers (2003)



"Abour Today", Sad Songs for Cherry Tree (2004)



"Secret Meeting", Alligator (2005)


"Slow Show", Boxer (2007)


"Sorrow", High Violet (2010)


_

10 comentários:

Mike disse...

Enormemente incrível post! O melhor concerto do SBSR 2010.

Morales disse...

Este post merece algo acima de incrível. Voto Gigante.

Banda Gigante! Sons Gigantes! Post Gigante! El- Gee..gante!

Duarte Mendonça disse...

El-Gee, Grande post! Recheado de grandes temas e com um texto a condizer. Curiosamente Sorrow é o q mais me marca em High Violet e que me parece ofuscado por outras faixas (na opinião de terceiros)

RT disse...

Obrigado Luis Pedro....obrigado!

Voto Gigante!

Mecas disse...

Incrivel, claro.

xico dollar disse...

Grande post!!! Épico!!!

rosé mari disse...

estes gajos são muito bons, disso não há dúvida, mas a sua genialidade apoia-se muito - diria que depende, quase - na melancolia de quem os ouve, o que, por vezes, pode ser um problema! não sei se me fiz entender...mas espero que sim.

Anónimo disse...

1 som é tipo..Pedro Abrunhosa....(mas em bom)...

Duarte Mendonça disse...

rosé mari, antes de opinar sobre o teu ultimo comentário, queria primeiro dizer o seguinte:
The National realmente são um grupo de homens que tocam e cantam temas de teor muito pessoal/intimo de uma forma altamente genuina com que muitos de nós até nos podemos identificar (aqui penso que entra a ideia do rosé mari) no entanto, como qualquer outra balada (independentemente do seu estilo musical - seja rock ou o pop de uma boys band) há sempre ali qualquer coisa de um "momento de entrega". Isto para dizer que os National são "únicos" em muita coisa, mas não acho q seja no que toca à forma como se expõem. Fazem-lo é de uma forma muito própria e especial, mas ainda agora no trabalho (e isto foi o principal motivo que me levou a recuar uns posts p comentar) estava a ouvir alguns temas dos We Were Promised Jetpacks, entre os quais constavam "This is My House, This is My Home" e "Conductor". Acho esses dois temas incrivelmente melancolicos, com uma letra "pesada" e que de certa forma (in my own twisted way) estabeleci uma ligação pessoal gigante!

Ora posto isto,

Rose Mari, acho que percebi o que quiseste dizer (acho! lol) mas embora o estado de espirito do ouvinte contribua muito, posso estar a ter um dia incrivel e ficar totalmente rendido à sonoridade destes senhores sem deixar que me afecte a esse ponto (de me deixar "melaconlicamente de rastos").

Tenho algum receio que só tenha dito merda... mas apeteceu-me partilhar! Um abraço

Kiko Pedreira disse...

Meus amigos um gajo da minha agência foi este fim de semana a Paris ver The National e Les Savy Fav.
Diz ele que Les Savy Fav é absolutamente extraordinário ao vivo. O gordo careca é qualquer coisa de descontrolado e isso deu uma pica inacreditável a toda a plateia.
Mas a quem ele se desfez em elogios foi a The National e mandou-me um vídeo do final do concerto:

http://www.youtube.com/watch?v=K3W6d_iHJpg

Se havia dúvidas em relação à compra de bilhete para 2011, deixaram certamente de haver.