Várias imagens podiam servir de ponto de partida para um conto - próximo de um de fadas, caso elas ligassem alguma coisa a guitarras ou sequer a música - que tem como título Primavera Sound, mas esta pareceu-me um bom prenúncio. Podia escrever uma obra com qualidade para lá de Maias ou de Memorial do Convento, carregada de boas razões que tornam obrigatório ir a este festival; ou mesmo crónicas detalhadas a um pormenor tal que ouviriam as músicas através das palavras, se me pudesse dar ao luxo de gabar-me dessa capacidade, que a não possuo. Enfim. Julguei mais fácil - e até cobarde, eu sei - cingir-me a uma cerimonial entrega de galardões de forma a resumir o que se passou, aliás, o que eu passei em Barcelona no passado fim-de-semana.
Melhores Palcos
Seguindo-me, criteriosamente, não só pelas bandas que lhes subiram mas também pela fotografia e limpeza de som que ofereciam.
1.ATP
2. Pitchfork
3. San Miguel
4. Llevant
5. Ray-Ban
Melhores Concertos
1. Odd Future
2. Pulp
3. Fleet Foxes
4. James Blake
5. Twin Shadow
6. The Walkmen
7. Deerhunter
8. Gold Panda
9. El Guincho/Girl Talk (só porque foram seguidos no mesmo palco)
10. The Tallest Man On Earth
Maiores Pecados
Um cartaz destes dá azo a um punhado de arrependimentos diários, mas é daqueles momentos em que temos que respirar fundo e seguir o instinto, por vezes erramos, por vezes acertamos.
1. Animal Collective
2. The Black Angels
3. Gang Gang Dance
4. Sufjan Stevens
5. Cults
Melhores Surpresas
Com palcos a caminho de outros ou até pela extensa lista de nomes do pregaminho que nos espetaram nas mãos com cerca de 250 bandas agendadas para 3 dias, é normal que haja concertos que não estão nos planos ou a que vamos sem saber para o quê e que apareça o que menos esperamos.
1. Girl Talk/Gold Panda
2. Caribou
3. Deerhunter
4. Yuck
5. Tennis/Lüger
Desilusões
1. Pj Harvey
2. P.I.L.
3. Kurt Vile
4. Holy Ghost!
5. Francis International Airport
Bandas que fizeram falta ao cartaz
Posso parecer estar a ser demasiado exigente - ou ridículo só - a sujeitar-me à pedinchice por mais bandas além da catrefada delas que ali se ajuntaram. A verdade é que estes foram nomes que quis ver confirmados até à última da hora..e não foram.
1. Bon Iver
2. The Vaccines
3. Toro Y Moi
4. Lower Dens
5. Delorean
Melhores Momentos
1. Todo o concerto de Odd Future foi um dos momentos do festival. Destaque especial para
este (1:13) como ponto de partida para a insanidade final.
2. O flirt com que qualquer um dos sons dos Fleet Foxes embalou aquele sol e copo de fim de tarde. Um momento que, espero eu, já passou pela cabeça de todos para o próximo 8 de Julho no passeio marítimo de Algés / Eu e Manuel Paisana a assistir ao concerto de Kurt Vile, demos com a turma de Pecknold, disfarçada pela multidão, ao nosso lado.
3. Como não podia deixar de ser:
isto.
4. A última canção apaixonada com que Tallest Man On Earth cantou em dueto com a namorada (?) antes de abandonar o palco. Lacrimejou-se.
5. Os
mash-ups frenéticos, hiperactivos e inesperados de Girl Talk a acabar com este
som.